sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

POR QUE ANDAR DE BICICLETA?

Você ainda faz parte daquele grupo de pessoas que não consegue encontrar um horário para fazer exercícios físicos? A verdade é que esta e outras desculpas caem por terra quando paramos para pensar que uma simples ida ao trabalho pode se transformar no seu momento de se exercitar. Quer saber como? É simples, passe a ir de bicicleta. Descubra por que você deve fazer isso!
andar-de-bicicleta (1)
A tão famosa ‘magrela’ é tão versátil e faz tão bem à nossa saúde, mas pouco nos lembramos dela
  1. O custo de uma boa bicicleta é 30 vezes inferior ao de um carro médio.

  2. A bicicleta minimiza a parte do orçamento familiar dedicado ao carro.

  3. Permite fugir aos engarrafamentos e reduz o tempo dos deslocamentos.

  4. Melhora a saúde e, por consequência, diminui a necessidade de recorrer a medicamentos.

  5. Pedalar emagrece!

  6. Andar de bicicleta é um exercício aeróbico, portanto queima calorias e ajuda no processo de emagrecimento.

  7. Alivia o stress.

  8. Como qualquer outro exercício, pedalar estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Ou seja: ao final de uma boa pedalada, você vai estar menos estressada e sentindo-se muito bem.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Uma Boa caminhada Elimina Stress

Uma caminhada combate vários problemas

Pesquisadores afirmam que atividade pode ser uma distração para o paciente

Caminhada-Orientada-Destaque

Uma simples caminhada pode ter um papel positivo no combate à depressão, afirmam pesquisadores. Estudos anteriores já demonstravam que exercícios vigorosos poderiam aliviar os sintomas da depressão, mas este é o primeiro que analisa com profundida o impacto de atividades leves sobre a doença. 
A pesquisa, publicada na revista científica Mental Health and Physical Activity, teve a análise de oito pesquisas anteriores, com um total de 341 pacientes. Segundo os pesquisadores, caminhar é uma forma de intervenção efetiva contra a depressão, mas ainda não se sabe exatamente como os exercícios ajudam no combate à doença. 
Os autores acreditam que a atividade física pode funcionar como uma distração dos problemas, dando uma sensação de controle e liberando hormônios, como a serotonina, responsável pelo bom humor. No entanto, ainda há questões sobre a duração, a velocidade e o local onde a caminhada deve ser realizada que precisam ser estudadas mais a fundo. 

Combata seis transtornos emocionais com exercícios

Quando sentimentos a raiva e a tristeza baterem à porta, a primeira reação pode ser pensar que não há muito que fazer além de respirar fundo e esperar passar. Porém, pesquisas científicas comprovam que a prática de exercícios físicos pode ajudar (e muito) a prevenir ou até mesmo tratar problemas que afetam as emoções. A atividade física pode combater a depressão, aumentar a libido e até melhorar a autoestima.

Depressão

A atividade física proporciona distração e convívio social, além de liberar substâncias como endorfina e serotonina, responsáveis por melhorar o humor. Praticar esportes, seja de curta ou longa duração, causa bem-estar mental e melhora psicológica na maioria das pessoas. Bastam 15 a 30 minutos de exercícios em dias alternados para sentir os efeitos positivos.

Ansiedade

Pesquisadores descobriram que pessoas com um quadro clínico de ansiedade podem ter os sintomas reduzidos com atividade física de intensidade moderada – 150 minutos de prática por semana.  A concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade.

Pânico

Uma pesquisa feita na Alemanha, analisou pessoas com síndrome do pânico que apresentaram melhoras significativas nos sintomas depois de fazer exercícios aeróbicos todos os dias, durante três semanas. Segundo os pesquisadores, o benefício ocorre por conta da liberação de hormônios como a endorfina, que tem efeito calmante sob o organismo.

Estresse

Se você sabe que vai ter um dia ruim, a primeira coisa que deve fazer é colocar roupa de ginástica e investir em exercícios vigorosos. Esse é o conselho dos pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. No estudo, apenas 75 minutos por semana de atividade física vigorosa contribuíram para um menor desgaste cerebral decorrente do estresse.

Autoestima

Pesquisadores da Carolina do Norte, descobriram que um treinamento de força proporciona melhoras significativas no autoconhecimento e na autoestima, principalmente porque melhora o físico e faz a pessoa sentir-se bem com o corpo.

Transtorno de estresse pós-traumático

Uma pesquisa preliminar, sugere que o exercício aeróbico pode ajudar a reduzir os sintomas de estresse pós-traumático. Segundo os dados do estudo, as pessoas que foram diagnosticadas com o transtorno apresentam melhoras e até a cura dos sintomas após oito semanas de atividade física.
O fisiologista Gustavo Lopes explica que essa relação é a mesma que acontece nos casos de ansiedade e depressão: “A liberação de hormônios responsáveis pelo bem-estar, o fato de esquecer os problemas e a disposição para se exercitar impulsionam a pessoa a superar dificuldades psíquicas, como o estresse pós-traumático”.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cuide Bem do seu Tênis!

    Manter seu calçado bem conservado não é tão difícil. Algumas pessoas fazem a limpeza de seus calçados em máquinas de lavar, por exemplo, o que é nem um pouco recomendado. Mas como fazer para manter seu calçado sempre limpo e conservado?

1) Nunca lave seu calçado em máquinas de lavar, tanque ou mesmo água corrente. O couro é transpirante e, portanto, também permeável. Por isto, água em excesso pode deformá-lo, alterar sua cor e roubar-lhe a maciez. Além disso, prejudica outros componentes do calçado.

2) Para sapatos feitos em napa e principalmente para os feitos em material nobuc, existem produtos tipo aerosóis que protegem e impermeabilizam seu calçado, evitando que ele suje tanto e fazendo com que ele fique praticamente impermeável a umidade externa.
3) Para calçados em couro tipo napa, limpe-o com uma flanela levemente umedecida em água morna, isto limpará seu calçado sem danificar a superfície do couro, pois a umidade que estamos utilizando na flanela não chega a penetrar em sua superfície e já será evaporada.
4) Para calçados em nobuc, camurça, tecidos, cordas e afins, estando o calçado seco, sem umidade, passe uma escova para calçado e ou esponja (espuma) isto não irá danificá-lo. Fazendo movimentos circulares lentamente para remover a sujeira mais grossa primeiro e sucessivamente até remover toda a sujeira. Após, se seu calçado for em couro tipo napa, aplique sobre ele um creme próprio para calçado (lojas de calçados e afins).
5) Evite expor seu calçado ao sol ou altas temperaturas, para secá-lo ou por qualquer outra razão. Além de ter alterada sua cor, ele perderá a maciez. Se o calçado estiver molhado, o sol é ainda mais perigoso. Deixe-o secar à sombra, em local bem ventilado.
6) Para manter o seu calçado com aparência de novinho, coloque dentro dele bolas de papel amassado sempre que for guardá-lo.
7) Nobuc e camurça são os tipos de couro que mais sofrem com a umidade. Como é difícil estar sempre evitando água, você pode comprar um produto impermeabilizante, que muitas lojas oferecem, em embalagens do tipo spray.
8) Se o couro for nobuc, camurça ou assemelhado, até o pano úmido é proibido. Limpe seu calçado usando uma esponja ou escova, em movimentos, com muita delicadeza.
9) Se o couro do seu calçado for do tipo anilina (liso), você pode limpá-lo com uma flanela levemente umedecida. A umidade deve ser suficiente apenas para soltar a sujeira, sem penetrar no couro.
10) Lembramos ainda que o couro é um material transpirante, ou seja, permite a passagem de um determinado percentual de umidade (produto não impermeável). Assim sendo, sempre que molharmos nosso calçado com água em abundância (em demasia), ou seja, imergi-lo em baldes, bacias ou mesmo em máquinas de lavar roupa, estaremos comprometendo e ou alterando a característica do couro. Isto fará com que o calçado fique entre outros, sem a sua cor original, iniciar processos de descolagem e deformação.

                                                Dicas de Como conservar seus calçados
Calçados de couro
  • Empoeirados: limpar com pano ou escovar levemente.
  • Sujos ou embarrados: remover os torrões com faca cega, logo que tirados do pé.
  • Limpar o restante com uma esponja pouco úmida e em seguida com pano seco, sem esfregar, pois as partículas de terra poderão danificar a superfície do couro.
  • Em ambos os casos, aplicar uma pomada (graxa de sapato), dando polimento com movimentos rápidos com pano ou escova macia.
Calçados de verniz ou sintético
  • Remover as manchas com pano úmido.
  • Para dar maior brilho, aplicar ocasionalmente pomada para calçados.
Calçados em camurça ou nobuc
  • Pouco sujos ou com leves manchas de barro: remover com escovas especiais de cerdas duras.
  • Muito sujos: neste caso é difícil restaurar a aparência do sapato. O melhor é raspar levemente com uma faca cega e após limpar com um pano umedecido. Deixar secar naturalmente.
  • Manchados de óleo e graxa: usar produto de limpeza à base de solventes, com moderação.
  • Para outras manchas o uso de lixas, borracha crepe ou pedras-pomes pode ser eficaz. Este processo funciona pela remoção de fibras do couro, por isso é preciso cuidar para não criar espaços sem felpas e escavados.
  • Para uniformizar a cor, já existem produtos líquidos no mercado para este fim.
Secagem de calçados úmidos
  • Para ajudar na retirada do excesso de água, pode-se estofar os calçados com papel jornal ou papel absorvente.
Efeitos do suor
O suor provoca o endurecimento do couro, tornando-o quebradiço e encurtando sua vida útil, podendo provocar ainda odores desagradáveis e favorecer o desenvolvimento de fungos.
Os efeitos do suor e da umidade podem ser minimizados através:
  • Da escolha do calçado adequado à temperatura da época do ano;
  • Do devido descanso dos calçados, pelo uso alternado de dois pares no dia-a-dia (de modo que um par tenha um tempo para a evaporação e a eliminação do suor absorvido);
  • Da colocação do par que não está em uso em local de boa ventilação;
  • Do uso de palmilhas descartáveis;
  • Do uso de meias absorventes;
  • No caso de pés muito quentes, em uma maior freqüência na troca de meias e lavagem dos pés.
OBS: Cuidados especiais devem ser tomados tanto no uso como no descanso de calçados de verniz e sintéticos, pois seus acabamentos são impermeáveis, fazendo com que o suor e a umidade permaneçam dentro do calçado durante todo o tempo de uso. Além disso, suas superfícies lisas não devem ficar encostadas a nada sob o risco de colar ou manchar. É importante lembrar que o pé não é um órgão estável.
Pela manhã, quando descansado, se encontra no seu tamanho normal e que, pelo caminhar, pelo calor e outros fatores, ele tende a inchar no decorrer do dia. Outro fator a ser observado é o uso a que se destina o calçado.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Como se motivar para você Correr!

Ir à academia, correr, fazer uma caminhada ou talvez um passeio comum. Que esporte é saudável, é conhecimento de todos. Que o diabetes ou doenças cardíacas são consequências de obesidade, também. Não é nenhum segredo que o esporte favorece também o bem-estar psicológico.

Caminhada
Mas saber não é suficiente, ainda é necessário ter motivação, ou seja, capacidade de gerir as emoções direcionando-as para o objetivo e tomar medidas concretas para realizá-lo. Veja na galeria de fotos dez técnicas de motivação que farão você se levantar e correr:
Qual é seu objetivo?
1







Sem objetivo bem formulado não há motivação. Você tem de saber o que quer, o que pretende. Tudo deve estar escrito no papel, fácil de lembrar, possível para realização física. Em vez de pensar: quero ser saudável, escreva: corro três vezes por semana antes do café da manhã durante meia hora. O primeiro é abstrato, o segundo é concreto e viável, porque tem a ver com as atitudes.
Conte tudo às outras pessoas
2
O compromisso público favorece, assim sendo, fale sobre seu objetivo a todas as pessoas que são importantes para você. A família é o início, depois vêm os amigos, mais tarde – pessoas de redes sociais. Esta promessa o lembrará que a palavra foi dita e, como é uma pessoa de honra, cumprirá a palavra.
Por que pode fazê-lo?
3
A autoconfiança traz mais dinheiro, mas também melhores resultados nas escolas e nos esportes. As pessoas autoconfiantes são mais motivadas e mais facilmente atingem seus objetivos. Esta autoconfiança não é nenhuma característica inata, mas é o estado psíquico decorrente das determinadas atitudes e modo de pensar, baseado no sentido de ser competente. É isso: encontre três evidências que confirmam que você pode alcançar este objetivo.
Livre-se das desculpas
4
Pegue numa folha de papel e escreva todas as desculpas que com certeza você inventará. Falta de tempo, problemas de saúde, mau tempo, falta de vontade, etc. – não importa como vai enganar a si mesmo, esteja simplesmente preparado para as suas fraquezas e prepare logo a resposta para cada desculpa que inventar. Não tenho tempo? Bobagem, o tempo se produz, assim você pode também produzi-lo para o esporte. Não tenho vontade? Ligue uma música motivadora, etc.
Veja todas as peças do jogo
5
Todas as peças de nossa vida estão ligadas entre si, muitas vezes de maneira invisível à primeira vista. Mas tudo compõe um sistema de tecidos ligados, onde um contexto influencia os outros. Quando alcançar melhores resultados no esporte, começará aproveitar esta disciplina em seu trabalho e vai se aproximar dos resultados seguintes. Sua vida sexual mudará, pois estando mais seguro de si mesmo e tendo mais sentido de atratividade, se tornará melhor amante. Pense como o esporte mudará os elementos de sua vida.
Seja o exemplo a seguir
6
Fazemos mais para os outros do que para si mesmo, porque o altruísmo estimula mais o corpo a liberar hormônios de felicidade. E praticando sistematicamente o esporte, se tornará exemplo para quem? Para sua criança que graças a você não ficará obesa? Para seu parceiro que cuidará mais de si mesmo e sua relação florescerá? Ou para os colegas do trabalho que verão em você uma pessoa universal? Pense quem precisa de você em sua melhor forma.
O que pretende provar?
7
Cada um quer mostrar algo ao mundo. Você pode provar a um pai preguiçoso que é possível. Pode mostrar a um cônjuge obeso que querer é poder. Pode provar a si mesmo que chegou a hora de começar mais uma etapa de desenvolvimento e superar suas próprias limitações. A estes que têm algo para provar não falta motivação, e se têm motivação, tomam atitudes.
O que na verdade lhe prendia?
8
Desculpas é só a ponta do iceberg, debaixo sempre se escondem umas determinadas convicções. Cada quilo de excesso de peso, tirando as situações de doenças, é reflexo de um determinado pensamento que temos sobre si mesmo, por exemplo “Não quero emagrecer porque me escondo dos homens” ou “Se começar praticar esporte de uma maneira disciplinada, não vou poder fingir que gosto de meu trabalho, porque na verdade gostaria de largar o emprego”. Pergunte a si mesmo o que na verdade lhe prendia e se confronte com os demônios escondidos atrás da preguiça, falta de tempo ou vontade.
Use a imaginação e os ouvidos
Uma boa música é a melhor aliada para correr.
As pesquisas provaram que o uso de imaginação e música estimulam nossa vontade de praticar exercícios e aumentam sua qualidade. Imagine, com muitos detalhes, como está praticando o esporte: com quem, onde, como, a que horas, como está, como você se sente, etc. Ligue uma música motivadora – para que seu corpo levante sozinho para agir.
Encontre apoio
10
Um bom treinador preparará seu plano de treinamento, ou você pode correr com os amigos, e um fim-de-semana de esporte passado com a família com certeza vos aproximará. O grupo é mais animado, no grupo há mais motivação, no grupo pode trocar as experiências e alcançar objetivos comuns. Se cerque pelas pessoas ambiciosas e que ajudarão você emocionalmente e essencialmente a alcançar seus objetivos esportivos.
Bônus: Um bom calçado
Muitas pessoas também dão a desculpa que não possuem calçado adequado para caminhada, ou que os que possuem fazem os pés doerem. Na Tênis S.A , você encontra ótimos tênis para correr, caminhar ou academia. Clique aqui e confira!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Conquiste O SUCESSO!

Comece a agir diferente. Você precisa entender o motivo da sua mudança. Ou seja, analisar três coisas básicas:

1) Por que você precisa mudar de atitude?
2) Por que só agora?
3) Por que isso irá te ajudar?
Só após ter essas questões respondidas é que você vai ter seus objetivos traçados com clareza e entender quais são os propósitos deles. A partir daí, fica mais fácil de dar os próximos passos e se inspirar em novas atitudes.
Foque no objetivo final
Construindo-objetivos-inspiradores-Bruno-Calderaro-2
A coisa mais fácil a se fazer quando você se sente desmotivado e frustrado é optar por desistir, mas mesmo sabendo disso, tente manter o foco naquilo que você realmente deseja para a sua vida e como você pode melhorá-la dia após dia. Foque sempre no objetivo final.
Torne-se uma pessoa ativa
power-caminhada-2
Muitas vezes é difícil estar motivado para fazer alguma coisa quando se está de mau humor, e isso é completamente compreensível. Mas algumas pesquisas já comprovaram que praticar exercícios semanalmente pode reduzir, e muito, os sintomas de estresse e depressão. Portanto, considere começar a investir pelo menos meia hora do seu dia na prática de alguma atividade física. Uma mente mais calma pode te motivar a alcançar as suas metas e elevar os seus níveis de felicidade e bem-estar dia após dia, cada vez mais.
Esteja cercado por quem lhe faz bem
Excited young business people against white background
Para ter sucesso você precisa encontrar o caminho da felicidade. E para ser feliz você precisa contar com a presença de pessoas que te inspirem a ser alguém melhor a cada dia. Portanto, considere passar mais tempo perto de amigos que te proporcionam momentos alegres, profissionais que você admira e familiares que te dão suporte emocional. Sem essas pessoas na sua vida, você pode acabar se perdendo no meio do caminho.
Procure por frases motivacionais










Pode parecer clichê, mas você deve considerar traçar seus objetivos a partir de expressões que te motivem a ser uma pessoa melhor. Seja qual for a frase que te inspire a ser esse alguém, tente mantê-la sempre em mente, ou até mesmo, escrevê-la em algum lugar pelo qual você passa constantemente. Isso pode te ajudar a lembrar de manter um espírito motivado e positivo todos os dias.
Crie pequenos objetivos
artigo_81609
Uma conquista importante, normalmente, não acontece do dia para noite. Tenha grandes sonhos, mas seja paciente na hora de alcançá-los. Por isso, comece traçando pequenos objetivos, para que você seja capaz de sentir na pele as suas novas conquistas, e quanto você progrediu com esses pequenos passos.
Divirta-se
200278039-001
Um estudo da Universidade de Harvard diz que pessoas bem-sucedidas sabem priorizar momentos de diversão e descontração. Isso porque, de acordo com a análise, o bom humor desenvolve a saúde física, mental, afetiva e emocional de um indivíduo, e ainda te ajuda a eliminar o estresse e aumentar seu pensamento criativo e positivo. Portanto, considere reservar algumas horas da sua semana para atividades sociais que tirem um pouco a sua cabeça do trabalho.
Medite
meditação
Embora a meditação já exista há eras, ela ainda não está bem estabelecida nas culturas ocidentais. Portanto, ao contrário do que muitos podem pensar, essa prática não consiste apenas em sentar, fechar os olhos e ficar em silêncio. Muito mais do que um exercício físico de concentração, a meditação é capaz de ajudar as pessoas a atingir diversos estados de consciência e permitir que elas se conheçam melhor. Além disso, vivemos em um mundo onde somos bombardeados constantemente com todos os tipos de informação, e por causa disso, nossos cérebros às vezes ficam super-estimulados e isso pode prejudicar a nossa saúde física e mental. Acalme-se. Feche os olhos. Medite.
Passe a anotar as suas ideias
mulher-fazendo-anotacoes-57026
Nem todas as suas ideias serão boas, mas não importa, você deve registrar todas elas mesmo assim! Eventualmente, depois de anotar vários pensamentos, é muito provável que você encontre pelo menos uma grande inspiração entre eles. Você irá se surpreender com a quantidade de bons projetos que poderão surgir dessas ideias
Faça o seu futuro acontecer
retrovisor
Para se sentir motivado, comece a pensar nas coisas que você realmente deseja conquistar na sua vida e trace todas as metas possíveis para fazer com que elas aconteçam. Visualize tudo aquilo que você é capaz de ser daqui pra frente, e coloque a mão na massa para se tornar essa pessoa. É possível que você cometa erros no caminho, mas não desista. O seu futuro só depende de você.




segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Alguns Mitos sobre o ciclismo

andar-de-bicicleta (1)
As bicicletas têm se multiplicado pelo mundo – e junto com elas as lendas sobre seus benefícios e desvantagens.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de pessoas que usam bicicleta para ir ao trabalho cresceu 60% na última década, segundo dados do censo em junho.
Na América Latina, cidades como São Paulo, Cidade do México e Bogotá começaram a implantar sistemas de bicicletas públicas, ciclovias e ciclofaixas, numa tendência que se repete por todo o continente.
A Tênis S.A responde a cinco dos principais mitos sobre o ciclismo que se espalham por fóruns de ciclistas na internet.
Emagrece?
andar-de-bicicleta
Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica, o tipo de exercício adequado a quem quer emagrecer. A questão é que a perda de peso depende de quantas calorias são perdidas e quantas são consumidas.
Um estudo divulgado pela publicação científica British Medical Journal revelou que homens e mulheres que chegam ao trabalho de maneira ativa (de bicicleta, correndo ou caminhando) possuem um índice de massa corporal e percentual de gordura corporal significativamente menor daqueles que usaram outra forma de transporte.
Uma pessoa que pesa 58 kg, por exemplo, pode queimar entre 170 e 250 calorias se pedalar em um ritmo relaxado. Esse número pode chegar a mais de 400 se a velocidade for moderada, ou superior a 700 calorias se o ritmo for maior.
Ou seja, andar de bicicleta pode ajudar a perder peso, mas depende da velocidade e da dieta feita para complementar o desgaste físico.
Prejudica o sexo?
casal-rindoFertilidade, impotência, dormência… Um dos maiores mitos em relação à bicicleta está nos efeitos na vida sexual dos usuários, tanto de mulheres como de homens.
No caso das mulheres, há dois anos foi publicado um estudo que questionava se a posição na bicicleta poderia causar dormência e perda de sensibilidade na área genital.
O estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, referia-se à altura do guidão em relação ao assento. Se fosse menor, produzia uma pressão maior sobre o períneo e uma sensação menor no assoalho pélvico, entre o ânus e a vagina.
Mas pesquisadores explicaram que essa condição poderia ser alterada com uma mudança na posição do guidão, e que este havia sido um estudo pequeno, com um grupo reduzido de mulheres, e que seriam necessárias novas pesquisas com mulheres que usam a bicicleta como meio de transporte.
Em relação aos homens, há diversos estudos mostrando que o ciclismo pode causar distúrbios genitais e disfunção erétil. Mas as últimas pesquisas, em que foram analisados mais de 5 mil ciclistas, não encontraram associação com o tempo gasto na bicicleta e infertilidade.
Ajuda a reduzir os níveis de poluição?
poluicaao
É evidente que o aumento do uso de bicicletas como meio de transporte reduz o uso de veículos nas cidades.
No entanto, essa estatística não favorece diretamente os ciclistas – eles podem inalar de 2 a 5 vezes mais partículas poluentes do que aqueles que viajam de carro.
Estudos do pesquisador Luc Int Panis, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas Flamengo, e do professor Jonathan Grigg, da Escola de Medicina de Londres, apontam que a causa é a rápida respiração profunda daqueles que andam de bicicleta.
Isso faz com que você respire mais partículas ultrafinas que estão no ar, que chegam a ser de centenas de milhares em um centímetro cúbico nas horas de maior tráfego.
É ruim para os joelhos?
Depende da posição. Especialistas recomendam que as pessoas pesquisem sobre o tamanho adequado e a postura correta sobre a bicicleta.
A ação repetitiva de pedalar pode causar grande desconforto se o movimento não for fluído, o que se consegue ajustando o banco a uma altura adequada. Também é aconselhável começar a pedalar em um ritmo moderado e aumentar a intensidade gradualmente.
Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto e, por isso, é frequentemente recomendado no tratamento de reabilitação de pessoas que sofreram lesões. Mas especialistas em medicina esportiva recomendam mesclar o uso da bicicleta com outros tipos de maior impacto, como corrida.
O objetivo é desenvolver músculos diferentes e evitar problemas em outras partes do corpo, como articulações e ossos.
Com capacete ou sem capacete?
capacetes
O medalhista olímpico britânico Chris Boardman divulgou sua lista de prioridades para ciclistas no qual excluiu o uso de capacete.
“O problema que desanima as pessoas é que você está tão seguro em uma bicicleta como à pé. Estatisticamente, é mais seguro do que estar em seu próprio banheiro. Não há nada de errado com os capacetes, mas se apenas 0,5% das pessoas usam-no na Holanda, que é um dos países mais seguros, deve ser por uma razão”, disse Boardman à BBC.
Esta posição gerou uma série de críticas e Boardman – que integra uma campanha do governo britânico para estimular o uso das bicicletas – defendeu sua posição, destacando mais os benefícios alcançados pelo exercício do que os riscos de não se usar o capacete.
No entanto, o Instituto de Seguros dos Estados Unidos para Segurança nas Estradas informou que a maioria das 722 mortes registradas entre ciclistas em 2012 foi de pessoas que não usavam capacetes.
Segundo o instituto, os capacetes também reduziram os riscos de lesões no cérebro em 85%.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Qual o melhor horário para malhar?

Cada momento do dia requer um cuidado específico. Saiba como identificar qual combina mais com você

Não existe um horário ideal para praticar esportes ou fazer exercícios físicos. Embora essa questão seja bastante investigada e debatida, nenhuma grande vantagem foi descoberta até agora. O que vale, por enquanto, é a preferência e a disponibilidade de cada um.
Mas cada horário traz vantagens e desvantagens, com as quais é preciso saber lidar para obter melhores resultados nos treinos e também para não prejudicar a saúde.
Malhar-pela-manha-ou-a-noite
Manhã
Quem prefere se exercitar pelas manhãs tem a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia.
Em contrapartida, é preciso ter cuidado com a alimentação anterior ao treino. Quem come pouco ou de forma inadequada pode sentir enjôos, sentir fraqueza e até desmaiar.
“A atividade física acelera o consumo de glicose (açúcar no sangue). Se a pessoa estiver mal alimentada, ela pode ter um quadro de hipoglicemia, e também o rendimento da atividade será prejudicado”, afirma o ortopedista Ricardo Cury, especialista em medicina do esporte e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.
A refeição antes do treino precisa reunir os principais grupos alimentares – carboidrato, proteína, fibra e gordura. Mas não se deve ingeri-los no café da manhã e correr para a academia, pois há risco de náuseas e refluxo gástrico.
O corpo precisa de tempo para o processo digestivo antes de ter as energias requisitadas por esteiras e halteres. O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã.
Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas.
Tarde
“Quem treina no final da tarde tem mais força”, revela a nutricionista Heloísa Guarita Padilha, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE).
Heloísa explica que diversos fatores metabólicos podem intensificar a potência física na parte final do dia. Os níveis de insulina e de cortisol, hormônio ligado ao estresse físico, participam desta equação. “Mas não dá para apontar uma causa isolada, é o conjunto dos fatores”, reforça.
A temperatura do corpo também costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. “É outro fator que pode colaborar”, acrescenta. Mas essa vantagem do treino vespertino se aplica aos exercícios anaeróbicos da musculação, e não vale para atividades aeróbicas, como corrida e ciclismo, que são as atividades mais procuradas por quem deseja perder peso.
De qualquer forma, a musculação também tem suas vantagens para o emagrecimento. O aumento da musculatura é um fator que favorece a perda de peso. “A massa magra (músculos) consome mais energia”, afirma Heloísa. É uma característica metabólica do músculo.
Noite
Fazer exercícios é parte das receitas médicas contra insônia, mas o efeito pode ser justamente contrário caso a pessoa pratique esportes pouco antes de ir para a cama.
“A atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, o que gera euforia na pessoa”, explica Cury. Mesmo assim, há quem consiga sair de uma academia, tomar banho e dormir tranquilo. Mas se você prefere não correr o risco de ficar acordado até o meio da madrugada, melhor reservar de duas a três horas para o corpo desacelerar.
Outra possível desvantagem do treino noturno está associada à recuperação do organismo, que pode sair prejudicada por uma alimentação inadequada. “À noite, o corpo precisa de mais insulina para a mesma quantidade de carboidrato (se comparado a uma refeição feita mais cedo)”, diz Heloísa. É preciso ponderar bem a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos para suprir as necessidades do corpo, para evitar estoque de energia na forma de gordura.
E se você varia muito o horário para treinar, porque sua agenda é bem concorrida, também não há problema. “A variação constante de horário não prejudica o rendimento no treino”, afirma o personal trainer Carlos Tomaiolo, consultor da Integralmédica.
Depois de malhar, não esqueça: fazer um bom alongamento e respirar de forma profunda e lenta servem como um recado para o corpo tirar o pé do acelerador.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Emagrecer andando andando de bike

Andar de bicicleta é considerado um excelente exercício aeróbico que pode ser de grande ajuda no momento de queimar gorduras e reduzir peso. É necessário consultar um médico primeiro, já que esta atividade supõe um esforço físico e é preciso saber se você está apto a praticá-la. Com a autorização do seu médico você pode começar lentamente, seguindo o seu ritmo, e ao longo do tempo ir aumentando.

recapitulado-as-principais-ideias-de-roupas-para-andar-de-bicicleta-1

Ciclismo traz muito mais benefícios do que você pensa. Por um lado, cuida do meio ambiente contra a poluição, é barato (embora precise de um investimento inicial), beneficia seu coração e também ajuda a perder gordura e emagrecer.  Se você está pensando apenas em queimar gordura, a bicicleta é uma ferramenta que te ajudará, você apenas tem que saber como.

Quantas Calorias Posso Queimar Andando de Bicicleta?

Como queimar gordura com a bicicleta, se você andar por cerca de 50 – 60 minutos aumentará o seu metabolismo e poderá queimar cerca de 470 calorias. Mas não deve sair correndo para andar de bicicleta, desde o início desta atividade você deve ir devagar, aumentando o tempo gradualmente para evitar lesões que podem te prejudicar. Para começar, você pode andar de bicicleta por 20 minutos em um processo lento, especialmente nos primeiros dois dias que começar a atividade física. No decorrer desses dias, você pode aumentar progressivamente 10 minutos a cada 2 dias até 50 a 60 minutos.

Vantagens da Bicicleta no processo de emagrecimento?

Uma das vantagens da bicicleta é que você pode usar a qualquer hora do dia, e é uma desculpa muito boa para não usar um carro ou ônibus. Muitos países europeus e americanos têm espaços especiais na cidade para a circulação com a bicicleta. Se você incorporar este novo hábito em sua vida, você pode queimar gordura, melhorar sua saúde cardiovascular, aliviar dores nas costas, dor nas articulações. Também reduz a pressão arterial e outros fatores de risco tais como hipercolesterolemia ou hipertrigliceridemia. Finalmente descobriu-se que o ciclismo ajuda a reduzir a depressão.
Em conclusão, se você precisa perder peso e gordura, o ciclismo vai te ajudar a conseguir, mas tenha em mente que você deve adquirir o hábito e ficará satisfeito, e não deixe de realizar um exame médico antes de começar a andar de bicicleta. Ahh!, e escolha um bom calçado. Esses você encontrará na TÊNIS S.A !

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Prejuízos após 10 dias sem treinar

  No assunto de hoje vamos abordar algumas preocupações que todos devem ter após retomar os treinos. Isso pode acontecer após um período de férias, doente, lesionado, viagens, muito trabalho, final do ano e até mesmo o fato de ter saído da academia. Na terminologia do mundo dos esportes e do treinamento físico esse período parado é chamado de “destreinamento”.
musicas-academia

   Melhoramos nossas condições físicas porque nosso corpo é uma máquina muito inteligente e trabalha com uma evolução através de estimulo, inflamação e adaptação. Em um treino convencional na academia, em casa, no parque ou com um personal trainer normalmente trabalhamos, dentre outras capacidades físicas, a força muscular, flexibilidade e aptidão cardiorespiratória. Ao realizar um exercício (estímulo) estamos na verdade provocando essa capacidade física e obrigando ela a sair da sua zona de conforto (homeostase). Ao fazer isso, vamos praticamente causar um prejuízo (inflamação) para essa capacidade e após esse quadro nosso organismo vai se recuperar, mas irá trabalhar para reforçar sua proteção (adaptação) para que em um novo estímulo sofra menos.
Olhando dessa forma tudo é muito lindo. Em qualquer outra situação da vida, o que você conquista é seu, mas com a atividade física é diferente. Ela é ingrata porque assim que você para de realizá-la vai começar a perder os benefícios que a mesma te trouxe e a tendência é ir voltando para o estado inicial.
Quanto mais tempo ficar parado maior será o prejuízo de tudo que conquistou até chegar ao ponto de partida anterior ou até mesmo piorar além dele. Os prejuízos vão depender de alguns fatores como o tempo que já estava treinando, histórico e estilo de vida associado à atividade física, realização de atividades complementares, individualidade fisiológica, frequência e intensidade de treino e qual era a atividade praticada.
No geral alguns estudos relacionados a esse tema apontam reduções significativas nessas capacidades a partir de 10 dias sem treinar para pessoas que iniciaram e realizaram por 90 dias um programa de atividade física orientado com a frequência de três vezes por semana.As pesquisas observaram as seguintes alterações após o período sem atividade física:
-Sistema cardiorrespiratório: redução de até 10% do que foi conquistado após 10 dias parado; Força muscular: redução de até 15% do que foi conquistado após 10 dias parado; Redução da massa muscular: de até 66% do que foi conquistado em 10 dias parado; Flexibilidade: Redução de até 100% do que foi conquistado após 10 dias parado.
Levando tudo isso em consideração fique atento com a sua volta aos treinos e faça pequenos ajustes diminuindo um pouco suas intensidades para evitar riscos. Tenha a certeza que o retorno ao ponto antes da interrupção será muito mais rápido do que quando iniciou, pois já entra em cena a “memória muscular”, mas esse é um tema para o próximo artigo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Retomar os exercícios após as férias ( Cuidado)!

É preciso ter alguns cuidados especiais ao retomar os exercícios após as férias!



 Afinal, alguns estudos já mostraram que é possível perder até 30% da força que foi conquistada com apenas 10 dias parado. Claro que isso não acontece para todo mundo. É preciso analisar qual é o histórico com a atividade física (há quanto tempo treina, quantas vezes por semana e tipo de intensidade de treino) e quantos dias ficou parado.

Musculação após as férias
Considerando tudo isso fica muito difícil imaginar qual seria o novo ponto de partida na musculação após o período de férias, uma sugestão geral é diminuir algo em torno de 20% a intensidade de treino.
Essa redução pode ser feita com a diminuição das repetições que de 15 pode ir para 12 ou até mesmo da carga que pode sair de 10 kg e ir para 8 kg, por exemplo. Após um ou dois treinos o próprio praticante vai perceber se pode avançar a ponto de chegar ao que estava antes ou até mesmo ter que regredir um pouco mais. Vale ressaltar que tudo depende do trabalho que está fazendo, hipertrofia, resistência, emagrecimento e por ai vai.

                                        Aeróbico após as férias
Quanto aos exercícios aeróbicos os cuidados com intensidades também devem ser observados, porém os prejuízos costumam ser menores do que o de força e flexibilidade, por exemplo. Nesse caso é bem comum após uns 10 dias parado ter prejuízos da ordem de 10%. E nesse caso pode ser diminuído o tempo da atividade ou até mesmo a intensidade que se for na esteira será em quilômetros por hora.
Quando o assunto é treino aeróbico um dos melhores indicadores é a frequência cardíaca. Caso o praticante tenha a prescrição de treino aeróbico com base nela, fica tudo mais fácil. Isto porque ele vai ter que achar a intensidade de treino que seja proporcional a frequência cardíaca alvo, por exemplo, se o treino diz que é para chegar a 140 bpm, o praticante vai aumentando a intensidade em quilômetros por hora até ch

                                         A importância dos cuidados após as férias
As medidas mencionadas acima são importantes para evitar lesões. Infelizmente ou felizmente, atividade física é muito ingrata, parou perdeu. Desta forma ninguém pode retomar os treinos achando que está do mesmo jeito que parou.
Esses alterações podem durar de um treino até mesmo um mês, tudo depende do tempo que ficou parado e o que fez nesse período, se comeu muita besteira, se ingeriu muita bebida alcoólica, se aumentou muito o peso, entre outros fatores.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Dicas para retomar a rotina de exercícios


    Todo verão é assim: no começo, festas de Natal e Ano Novo. Depois, férias e passeios na praia, no clube, cinema e shows. Com tantas atividades e alimentações variadas, é quase impossível manter a rotina de treinos e ser fiel a uma dieta saudável.

Após esse período, é preciso retomar a rotina de atividade física e o controle alimentar, mas sem fazer dietas muito radicais ou restritivas, para não ter carências nutricionais e diminuir a energia e a disposição durante os treinos.

Exercícios

Se você já praticava alguma atividade física e parou durante 15 dias, uma boa notícia: não é necessário recomeçar. O aconselhável é tentar voltar às atividades com uma intensidade de treino menor e, após uma semana, ir aumentando gradativamente até retornar ao seu estágio anterior.



No caso de pessoas sedentárias que resolveram realizar a promessa de mudar de vida e praticar uma atividade física este ano, será preciso começar do zero. Primeiramente deverá procurar um médico para realizar uma boa avaliação física, uma nutricionista e um profissional de Educação Física.
Depois de todas as orientações recebidas pelos profissionais da área, é hora de iniciar uma atividade física com qualidade e segurança, respeitando os limites do corpo. A pressa de recuperar o tempo perdido não pode fazer com que esqueçamos desses detalhes fundamentais.
O acompanhamento de um especialista é indispensável para qualquer tipo de atividade física. Dessa forma, a pessoa terá todo plano de atividade sistematizado e atendendo aos seus principais objetivos.
Outro ponto que não pode ser esquecido é fazer repouso e alimentar-se adequadamente após as atividades físicas. Seguindo essa dica, o aluno alcançará um melhor resultado com qualidade e evolução, sem riscos de lesões e stress que poderiam afastá-la do treino.

Comer bem

Se é preciso ir com calma na dose de exercícios, a mesma dica vale para a alimentação. Isso porque dietas radicais não ajudam, pois podem não nutrir o suficiente para manter a saúde e ainda não lhe dar um suporte para que faça as atividades.
Além disso, essas dietas não reeducam e quando a pessoa deixa de fazê-la é comum engordar ainda mais. Dessa forma, a alimentação deve ser equilibrada, variada e ter uma frequência (o ideal é comer de três em três horas).

Uma reação comum do organismo de muitas pessoas é sentir bastante fome logo após a volta aos treinos. No entanto, ela ressalta que isso vai depender de cada um.
Alguns sentem mais fome e outros perdem o apetite. O mais comum, porém, é aumentar o apetite por estar aumentando os gastos calóricos, ou seja, gastando energia com a atividade.
Deve-se dar preferência a alimentos proteicos magros (carnes, lácteos e ovos) e carboidratos complexos (cereais integrais e massas integrais), porque eles darão o que os músculos precisam para se recuperar das atividades e energia para fazê-las. Além disso, ela sugere evitar alimentos que sejam muito concentrados em gorduras e açúcares, e aqueles que possuem muito sódio.
Para finalizar, é bom estar alimentado antes de se exercitar. Caso contrário, o risco de perder massa muscular é muito grande, aumentando a flacidez.  Quanto aos líquidos, o ideal é ingerir água o dia todo. Inclusive durante atividade física. Pelo menos dois litros por dia.